O Centro de Neurodesenvolvimento foca-se no acompanhamento psicológico, neurológico e neuropsicológico de crianças e adolescentes, atuando em quadros do foro neurológico, neurodesenvolvimental e psicológico, tais como Perturbação de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção, Dificuldades de Aprendizagem, Perturbação do Espetro do Autismo, Dislexia, Perturbações de Ansiedade.
Segunda a Sábado, das 09:00h às 20:00h
Rua Engenheiro Nuno Álvares Pereira, nº 7,
4710-915 Gualtar, Braga
O NeuroGime - Centro de Neurodesenvolvimento pretende ser uma referência no acompanhamento psicológico, neurológico e neuropsicológico de crianças e adolescentes, atuando ao nível da prevenção, avaliação e intervenção em dificuldades/patologias do foro neurológico e/ou psicológico. Assim, através de uma abordagem multidisciplinar, o Centro de Neurodesenvolvimento proporciona uma resposta personalizada à necessidade de cada criança, adolescente e respetiva família.
Proporcionar uma resposta personalizada e adaptada às necessidades de cada criança e adolescente, respeitando a sua individualidade.
Possibilitar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, através da estimulação de diferentes áreas - cognitivas, sociais, emocionais, físicas e funcionais.
Fornecer uma rede de suporte para as crianças e adolescentes e as suas famílias.
Perturbação do Desenvolvimento Inteletual
Atraso Global do Desenvolvimento
Perturbações da Comunicação
Perturbação do Espetro do Autismo
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Perturbações Específicas de Aprendizagem (da leitura, escrita e cálculo)
Alteraçõess do Comportamento
Síndromes Genéticos (ex, Trissomia 21)
Comportamentos Aditivos (abuso de substâncias, jogo, entre outros)
Dificuldades Escolares
Orientação Vocacional
Epilepsia
Avaliação do Quociente de Inteligência, Memória, Atenção, Velocidade de Processamento, Linguagem, Raciocínio, Flexibilidade Mental, Visuoperceção, entre outras
Traumatismo Cranioencefálico
Reabilitação Cognitiva
Método de diagnóstico que visa a recolha de informação clínica em diversos domínios, através da avaliação por diferentes profissionais das áreas da psicologia, neuropsicologia, fisioterapia ou terapia da fala.
A avaliação neuropsicológica permite avaliar o funcionamento cognitivo global da criança ou do adolescente através de testes e instrumentos padronizados que permite caracterizar o perfil cognitivo da crianças assim como apoiar o diagnóstico e auxiliar no desenvolvimento do plano de intervenção.
Métodos de diagnóstico e de avaliação formal que visam a recolha de informação clínica em diversos domínios, através da avaliação por diferentes profissionais com recurso à Escala de Desenvolvimento Griffiths.
Avaliação por audiologia que determina a capacidade para acompanhar discursos, perceber, discriminar e memorizar informação apresentada sob a forma auditiva. Particularmente útil na avaliação de uma possível perturbação do processamento auditivo central.
Consulta que tem o intuito de promover o bem-estar, na idade adulta e pediátrica, através de manobras mecânicas que permite mobilizar e eliminar secreções das vias respiratórias.
Consultas que podem ser conduzidas em formato online, com maior flexibilidade de marcação, nas seguintes especialidades: Psicologia Clínica, Psicologia Pediátrica, Neuropsicologia Clínica, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Psiquiatria.
Consulta que pretende promover a participação e autonomia da criança, melhorando a relação pais-filhos.
Consulta com vista à avaliação das preocupações com o desenvolvimento psicomotor, comportamento e aprendizagem. Através de uma equipa multidisciplinar, são avaliadas áreas tais como: motricidade, linguagem, interação social, comportamento, aprendizagem ou síndromes genéticas.
Especialidade que visa avaliar as causas associadas às dificuldades de regulação do sono no bebé e criança, nomeadamente a existência de alterações neuroanatómicas, neurofisiológicas ou alterações/inconsistência de rotinas (horários, adequação do espaço, rituais facilitadores do sono,…).
Métodos de diagnóstico e de avaliação formal que visam a recolha de informação clínica em diversos domínios, através da avaliação por diferentes profissionais com a aplicação da ADOS e ADI-R.
Especialidade que se dedica ao desenvolvimento, manutenção e restauração do movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Subespecialidade que visa o tratamento de recém-nascidos, bebés, crianças e adolescentes com patologias congénitas ou adquiridas após o nascimento.
Integração de terapias de neuromodulação que permitem o acesso a agentes modificadores (neuromoduladores), como sinais elétricos, visuais, químicos ou físicos, em áreas do sistema nervoso para otimizar a sua função. Recursos disponíveis: dual trainning, biofeedback, neurofeedback, realidade virtual.
Terapia que utiliza a música num contexto clínico para prevenção e intervenção em problemas de saúde mental e física.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas alterações cognitivas, emocionais e comportamentais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais na infância e na adolescência.
Técnica neuromodulatória, não-invasiva e indolor, que permite o treino e modelação dos ritmos elétricos cerebrais.
Especialidade que se dedica ao diagnóstico, orientação e intervenção da alimentação e nutrição, no que concerne à sua qualidade e adequação.
Conjunto de técnicas que visam avaliar as áreas que possibilitem um aumento do autoconhecimento do jovem para que possa escolher o projeto de vida profissional de forma mais informada.
Especialidade que se dedica à prevenção, diagnostico e tratamento das patologias do foro neuro-musculo-esquelético
Subespecialidade da osteopatia onde o foco é o bebé, criança e adolescente até aos 18 anos.
Especialidade médica que se dedica ao acompanhamento de crianças e jovens, dos 0-17 anos, com o objetivo de auxiliar as crianças e adolescentes, assim como auxiliar a sua família, no processo de construção da saúde infantil
Subespecialidade do ramo da pediatria que se dedica à avaliação e monitorização do desenvolvimento de crianças e adolescentes com vista à prevenção ou diagnóstico de perturbações associadas ao desenvolvimento
Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações psicológicas com início na idade pediátrica.
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção em competências psicológicas que afetam a performance desportiva de atletas ou equipas, com a finalidade de maximizar e otimizar o rendimento desportivo.
Avaliação e monitorização dos processos psicológicos que constituem o processo educativo através da compreensão do processo de ensino e aprendizagem.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações mentais, emocionais ou comportamentais que podem ocorrer durante o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Especialidade que se dedica à prevenção, educação e reeducação de competências cognitivas e psicomotoras.
Serviço de apoio e acompanhamento psicológico especializado em matérias de orientação sexual, expressão e identidade de género, e características sexuais à nascença, para o próprio e/ou familiares.
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção nos problemas de desempenho ocupacional, nomeadamente nas competências motoras e sensoriais.
Intervenção terapêutica que desenvolve o processo neurológico de integração sensorial, ou seja, o processo que interpreta e organiza a informação recebida através do corpo e do mundo que nos rodeia, para que possa ser utilizada no dia-a-dia. No caso das crianças, a intervenção centra-se no brincar, permitindo a exploração e construção de experiências sensoriais e o planeamento de ações adaptativas em relação aos outros e ao meio.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações relacionadas com a comunicação verbal e não verbal e funções associadas.
Tarefas realizadas em suporte informático que visam melhorar ou manter o funcionamento cognitivo, como a memória, atenção, velocidade de processamento, raciocínio ou linguagem.
Especialidade que visa a estimulação da capacidade de processamento auditivo, através de exercícios específicos e da neuroplasticidade do cérebro com vista a melhorar a deteção, análise e interpretação dos estímulos auditivos
Gerente e Neuropsicóloga Clínica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais.
Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica.
Psicólogo Clínico / Neuroterapeuta
Especialista em avaliação e reabilitação neuropsicológica, da infância à idade adulta, terapia cognitivo-comportamental e terapia centrada nos esquemas.
Psicóloga Clínica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais.
Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pela avaliação e intervenção nas Necessidades Educativas Especiais, Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), Perturbações do Comportamento, Perturbações de Ansiedade, alterações no desenvolvimento e défice cognitivo na idade pediátrica e na adolescência.
Médica Pediatra
Especialista que se dedica ao acompanhamento de crianças e adolescentes e ao estudo, diagnóstico e tratamento das suas doenças, em particular no que diz respeito às perturbações do neurodesenvolvimento
Psicóloga Pediátrica e Neuroterapeuta
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica e primeira infância.
Psicóloga
Especialista responsável pelo acompanhamento e aconselhamento parental e pela intervenção nas dificuldades sentidas pelos pais no decorrer do desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Pedopsiquiatra
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e diagnóstico de perturbações cognitivas, emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes.
Neuropsicóloga
Especialista responsável pela avaliação e reabilitação das dificuldades cognitivas e que se dedica à neuromodulação (biofeedback e neurofeedback), treino cognitivo, consulta do sono e outros.
Psicólogo Clínico
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica.
Enfermeira Especialista em Reabilitação
Especialista responsável pela conceção, implementação e monitorização de planos de cuidados especializados na área da enfermagem de reabilitação.
Terapeuta da Fala
Especialista responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento da comunicação humana e das perturbações associadas.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos bebés e crianças através da Integração Sensorial
Fisioterapeuta Neuropediátrica
Especialista responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade neuromotora e funcional nos bebés e crianças.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos indivíduos em qualquer fase da vida através do envolvimento em atividades significativas.
Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica.
Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
Especialista responsável pela avaliação e intervenção precoce nas Necessidades Educativas Especiais, Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) e outras.
Nutricionista
Especialista responsável pela avaliação, diagnóstico, orientação e intervenção na alimentação e nutrição, no que concerne à sua qualidade e adequação.
Audiologista
Especialista em avaliar a funcionalidade dos sistemas auditivo e vestibular, utilizando técnicas de diagnóstico psicoacústicas, acústicas e electrofisiológicas, tanto na criança como no adulto.
Fisioterapeuta
Especialista responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Psicomotricista
Especialista responsável pela avaliação, educação e intervenção psicomotoras, esta última também em meio aquático.
Nutricionista
Especialista responsável pela avaliação, diagnóstico, orientação e intervenção na alimentação e nutrição, no que concerne à sua qualidade e adequação.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pela avaliação e intervenção em crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e deficiência intelectual.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pela avaliação e intervenção em crianças com alterações do desenvolvimento infantil, perturbação do espetro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, dificuldades de aprendizagem, síndromes genéticas e/ou atrasos globais do desenvolvimento.
Terapeuta da Fala
Especialista responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento da comunicação humana e das perturbações associadas.
Psicóloga Clínica e da Saúde
Especialista responsável pela avaliação, psicodiagnóstico e intervenção psicológica em contexto clínico e de saúde na infância e adolescência.
Segunda a Sábado, das 09:00h às 20:00h
Rua Engenheiro Nuno Álvares Pereira, nº 7,
4710-915 Gualtar, Braga
41°33'54.4"N 8°23'57.3"W
41.565097, -8.399248
Autocarros 40 e 41 - Circuito Urbano