O NeuroGime é um espaço de melhoria do desempenho neurocognitivo, que visa a estimulação sistemática de diferentes domínios (cognitivo, social, emocional, físico, ocupacional e funcional), direcionado para adultos e idosos. Deste modo, as áreas de intervenção têm como foco patologias como Acidente Vascular Cerebral, Demências, Doenças Desmielinizantes, Defeito Cognitivo Ligeiro, entre outras.
Segunda a Sábado, das 09:00h às 20:00h
Rua Engenheiro Nuno Álvares Pereira, nº 7,
4710-915 Gualtar, Braga
O NeuroGime pretende ser uma referência na área da Neurorreabilitação, atuando ao nível da prevenção, avaliação e reabilitaçãode perturbações do foro neurológico.
Proporcionar uma resposta personalizada e adaptada às necessidades de cada paciente, respeitando a sua individualidade.
Promover o envelhecimento ativo através da estimulação da autonomia, independência e maximização das capacidades cognitivas, sociais, físicas, emocionais e funcionais dos pacientes.
Possibilitar o desenvolvimento de competências funcionais através da estimulação de diferentes áreas cognitivas, sociais, emocionais, físicas e funcionais.
Fornecer uma rede de suporte a cuidadores e familiares.
A avaliação neuropsicológica permite avaliar o funcionamento cognitivo global através de testes e instrumentos padronizados que permite caracterizar o perfil cognitivo da pessoa assim como como apoiar o diagnóstico e auxiliar no desenvolvimento do plano de intervenção
Espaço de melhoria do desempenho neurocognitivo através de estimulação sistemática em diferentes funções cognitivas, motoras e do desenvolvimento de competências socioemocionais.
Técnica voltada para a resolução ou amenização de quadros de dor. Indicada para pacientes com quadros de dor muscular, dor de cabeça de origem tensional, contraturas musculares, dores articulares e tensões musculares.
Especialidade que assenta num conjunto de exercícios terapêuticos e progressivos de solo, ajustado para alunos com algum tipo de patologia ou alteração postural.
Tarefas realizadas em suporte informático que visam melhorar ou manter o funcionamento cognitivo, como a memória, atenção, velocidade de processamento, raciocínio ou linguagem.
Especialidade que visa preparar o idoso para as atividades do dia a dia, prevenindo lesões, atrasando o envelhecimento e evitando doenças comuns na terceira idade através da manutenção de atividade física funcional.
Espaço de melhoria do desempenho neurocognitivo através de estimulação sistemática em diferentes funções cognitivas e do desenvolvimento de competências socioemocionais. Destina-se a todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos que pretendam exercitar e maximizar funções cognitivas e/ou recuperar funções alvo de comprometimento.
Identificação de áreas deficitárias e preservadas do paciente
Para cada paciente é nomeado um gestor de caso
Plano de intervenção individualizado e adaptado às necessidades de cada paciente
Sessões em grupo de treino intensivo em áreas específicas
Avaliações periódicas de monitorização
Memória de trabalho; memória a curto prazo; memória diferida; memória a longo prazo; ensino de estratégias mnemónicas; memória visual; memória espacial; memória auditiva; reconhecimento; e aprendizagem.
Atenção sustentada; aumento do foco atencional; atenção dividida; e atenção seletiva.
Motricidade fina; motricidade global; coordenação; e equilíbrio.
Treino de relaxamento; gestão da raiva; gestão da ansiedade; gestão de conflitos e resolução de problemas; competências sociais; treino de assertividade; e compreensão de regras sociais.
Treino que consiste na estimulação de diferentes tipos de memória (visual e auditiva) e modalidades de memória (memória de trabalho, memória curto prazo e memória longo prazo).
Treino que consiste na estimulação dos domínios físico e funcional. Treino de marcha, treino de padrão de autocontrolo , treino de equilíbrio corporal, treino do movimento muscular.
Treino que consiste na aplicação de diferentes técnicas de relaxamento, de forma a reduzir a ansiedade, aumentar o foco atencional, entre outros.
Treino que recorre a diferentes artes expressivas, nomeadamente a criação teatral, para desenvolver competências pessoais, interpessoais e cognitivas (por exemplo, memória, foco atencional e linguagem).